O e-commerce de farmácias teve crescimento de 52% em 2022. O segmento de consumer health contribuiu para impulsionar os resultados.
Entre as top 10 na área de cuidados pessoais, os produtos para cabelo somaram R$ 201,4 milhões em vendas. Juntamente com cuidados da face, com vendas na casa dos R$ 177,1 milhões; e proteção solar (R$ 158,5 mi), foram os segmentos que tiveram maior representatividade.

Já o mercado de vitaminas, minerais e suplementos acumulou mais de R$ 1 bilhão em vendas. Na sequência figuram os produtos voltados ao tratamento gastrointestinal e para gripes e resfriados.
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E-commerce de farmácias: incontinência e bebês
O e-commerce de farmácias também teve o impulso da área de cuidados ao paciente, com ênfase especialmente nos produtos para bebês (R$ 330,8 milhões) e para incontinência, com R$ 121,1 milhões.
“O canal online foi determinante para o crescimento da categoria de incontinência urinária. Além de serem produtos volumosos que desencorajam a venda na loja física, o e-commerce apresenta mais ofertas e melhores preços. E muitas vezes, por vergonha, o consumidor prefere fazer a compra digital”, justifica Ulysses Danté, head da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA.
| Categorias | Vendas em milhões de R$ | 
| Troca bebê | 330,8 | 
| Cuidados incontinência | 121,1 | 
| Testes e medidores | 107,7 | 
| Produtos médicos-cirúrgicos | 27,9 | 
| Primeiros socorros | 26,3 | 
| Devices injeção | 14,5 | 
| Máscaras | 13,1 | 
| Cuidados olhos MIP | 9,6 | 
| Preservativos | 8,9 | 
| Cuidados casa | 5,2 | 
Nutrição em evidência
Das dez categorias do segmento de nutrição, as fórmulas infantis e de nutrição enteral representam 76% da demanda. “É uma forma prática e cômoda de compra sem sair de casa para uma mãe que acabou ter o bebê”, ressalta Danté.

 
								 
															





 
					 
					 
					 
					